fbpx
Propósito de vida: como descobrir o seu de forma consciente?

Propósito de vida: como descobrir o seu de forma consciente?

O mundo moderno trouxe inúmeras facilidades para a vida cotidiana, com tecnologias capazes de tornar a rotina mais ágil e mais simples. Tudo o que faz com que nosso dia-a-dia seja mais produtivo é ótimo, mas com isso surgiu também um conceito que quase todos nós compartilhamos e que é um entrave ao propósito de vida: o piloto automático.

Considerado já um estilo de viver os dias, essa “automatização da rotina” nada mais é do que um agir de maneira pré-determinada, sem observar muito o nosso redor e apenas cumprir obrigações.

Vamos simplificar: quem nunca passou pela sensação de que os dias, as semanas e até os meses correm rápido demais? Quando notamos, já é natal, carnaval e… natal de novo!

Viver no piloto automático é como se nosso cérebro apenas cumprisse uma programação diária, como levantar, trabalhar ou levar os filhos para a escola. Tendemos a viciar nesta forma de levar a vida e, com o passar dos anos, esquecemos como sair dela e nos tornar pessoas frustradas, tristes e – principalmente – sem um verdadeiro propósito de vida.

O que significa ter um propósito de vida?

Muitas pessoas passam a vida sem ao menos tentarem responder a esta pergunta. Viver dentro da rotina acaba se tornando automático, sem gosto e sem um propósito. Pare para pensar por um minuto e se pergunte: qual a minha grande motivação ao acordar?

A resposta é o seu propósito de vida e ele precisa ser maior do que simplesmente o de trabalhar para pagar contas. É preciso encontrá-lo para que o dia-a-dia tenha aquele gosto especial.

Muitos esperam o fim de semana chegar para, enfim, relaxar e realizar atividades que gostam. Mas precisamos começar a refletir: qual a razão de passarmos a maioria dos dias de forma frustrada, esperando o fim do expediente chegar?

São essas reflexões que te convidamos a fazer para que você entenda se não é o momento de começar a buscar nos detalhes da rotina o prazer tão essencial para a plenitude do seu propósito de vida.

Como descobrir o meu propósito de vida?

Identificar que vivemos em uma rotina e que algo precisa ser feito pode ser a parte mais fácil do caminho em busca da plenitude e do propósito de vida.

Muitas pessoas se perguntam: como descobrir o que motiva a viver? Quais são as atitudes que me farão ser mais feliz dentro das minhas possibilidades?

Conheça agora 3 dicas que serão úteis neste processo e que deixarão sua vida mais leve!

Reflita sobre seu trabalho

Perceba se ele te completa, se você encontra prazer na atividade que realiza diariamente. Às vezes, até estamos em uma posição que almejamos, mas a rotina transforma essa função em frustração. Tente encarar o trabalho de forma diferente: descubra um propósito no que você faz!

Descubra quais são os seus talentos

Sentir-se útil é importante, mas também é essencial saber que está aproveitando ao máximo seu potencial. Além do trabalho. por que não buscar uma atividade extra, como pintura, por exemplo? Descubra seus dons e invista neles!

Mude a rotina

Isso vale para qualquer mudança no seu dia-a-dia que esteja disposto a fazer, desde o caminho para o trabalho, até à padaria que frequenta. Procure conhecer lugares novos e estimule seu cérebro a sair do piloto automático todos os dias.

Como as Barras de Access podem me ajudar a encontrar o meu propósito de vida?

Às vezes estamos tão imersos na rotina e na forma que vivemos, que as mudanças são quase impossíveis de realizar. Este é o momento em que as pessoas procuram terapias alternativas que podem auxiliar no processo de busca pelo propósito de vida.

As mudanças cotidianas são processos que não entendemos ao certo e que muitas vezes precisamos de um auxílio externo para que elas se tornem palpáveis. Uma das ferramentas que podem ajudar nesse processo são conhecidas como as Barras de Access.

Este método foi criado por Gary Douglas e permite trazer ao consciente os medos, as amarras e as mágoas que não conhecemos, liberando-as e fazendo uma limpeza mental. A aplicação e técnica das Barras de Access é simples: trata-se de estímulos na região da cabeça em pontos específicos.

Cada um desses pontos representa uma área da vida: dinheiro, família, saúde, amor. Estimulando um por um, identificamos os processos mentais que nos atrasam e nos impedem de usufruir e até de descobrir o nosso propósito de vida.

Encontrar um propósito de vida é muito mais do que buscar estabilidade financeira ou ter uma casa própria. É entender que estamos de passagem e que cada segundo é valioso e precisa ser bem aproveitado para não gerar arrependimentos futuros.

Para isso, é preciso se livrar das correntes que o prendem, trazendo para a consciência todos os aspectos escondidos no seu interior e chegando cada vez mais perto da felicidade plena.

Agora que você já sabe como desenvolver o seu propósito de vida, se empenhe nessa missão! E para se desenvolver ainda mais, leia o artigo De que maneira as Barras de Acess agem nos bloqueios pessoais.

 

1 comentário em “Propósito de vida: como descobrir o seu de forma consciente?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *