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Se você tem um negócio, seja ele qual for, essa leitura pode contribuir em muito com a sua visão sobre uma conexão eficaz e convincente com o seu público.

Como se conectar com clientes para um maior sucesso nos negócios

Como se conectar com clientes para um maior sucesso nos negócios?  Foi com esse título que a revista digital norte americana Home Business publicou uma entrevista que fez comigo que fala sobre a comunicação com clientes. Qual a melhor maneira de tratar um cliente? Que comunicação é eficaz ao ponto de trazer o cliente para o seu negócio de um jeito que ele se encante, se envolva?

Se você tem um negócio, seja ele qual for, essa leitura pode contribuir em muito com a sua visão sobre uma conexão eficaz e convincente com o seu público. Por isso, compartilho aqui no meu blog a entrevista que concedi e que pode ser acessada também neste link.  

Como se conectar com clientes para um maior sucesso nos negócios

A comunicação eficaz é um elemento vital do negócio bem sucedido; A capacidade de falar de forma clara e convincente para os investidores, funcionários do governo, parceiros de negócios e funcionários é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor experiente.

Mas  estudos  mostram que ser capaz de se comunicar com seus clientes e se conectar com eles em um nível pessoal pode ser o fator mais importante de todos. Na verdade, mais de metade de todos os consumidores dizem que optam por lidar com pequenas empresas por causa do serviço pessoal (e agradável) que recebem; o segundo fator mais importante, por trás do desejo de apoiar as empresas locais.

Leia: Descubra as 8 características das empresas de sucesso

O Dr. José Robson Sereno é professor universitário, pesquisador, treinador de carreira e  facilitador de Joy of Business certificado  . Ele acredita que muito do seu sucesso decorre da sua capacidade de adaptar o seu estilo de comunicação para cada indivíduo com quem ele fala. “Nos últimos 40 anos, aprendi muitas habilidades e ganhei muito conhecimento, mas é o meu estilo de comunicação que realmente me ajudou na minha vida. É a habilidade que me deu onde eu estou”, observa ele.

Sereno começou sua carreira como médico e pesquisador de reprodução animal, mas, sempre como buscador, mais tarde ganhou experiência em uma ampla gama de indústrias e ambientes. Ele é agora um facilitador de Joy of Business, aproveitando sua vasta experiência em corporações, empreendedorismo, academia e coaching para ajudar outros empreendedores a construir negócios prósperos.

Cada dia, Sereno está conversando com pessoas diversas como pesquisadores e acadêmicos, estudantes e jovens, artistas e artistas, psicólogos e terapeutas, advogados, engenheiros e pais de ficar em casa. Ele acredita que o primeiro passo vital para uma comunicação bem sucedida é entender que todos que você conhece ter um fundo diferente, valores diferentes e uma visão diferente da vida.

“Você deve estar disposto a mudar seu estilo para atender às suas expectativas de comunicação”, recomenda Sereno.

Ele oferece as seguintes ferramentas para uma comunicação comercial eficaz:

Seja divertido e animado

Segundo Sereno, grande parte do seu sucesso na comunicação decorre da sua disposição feliz e divertida. “Eu sou um cara bastante espontâneo e divertido e estou feliz a maior parte do tempo. Quando eu falo, uso piadas, sorrio e abraço muito. Isso levanta a energia da comunicação e ajuda as pessoas a ficarem conectadas comigo com mais facilidade”.

Seja flexível em seu estilo de comunicação

Sereno aconselha os empresários a manterem sua mensagem simples e autêntica, mas modifiquem o  estilo  de entrega para combinar com sua audiência. “Quando falo com estudantes, uso muita linguagem casual e gíria moderna. Com outros pesquisadores, meu estilo será mais acadêmico. Conheça seu público e adapte seu estilo de comunicação.”

Transforme sinceridade em confiança

Para Sereno, a integridade e a autenticidade são fundamentais. “Eu sempre falo autenticamente, nunca mentindo, então estou sempre confiante sobre o que estou dizendo. As pessoas escolhem isso. Eles sempre podem dizer que estou sendo sincero”.

Envolva sua curiosidade

“Eu sou um pesquisador, é claro que eu tenho naturalmente curiosidade. Isso significa que eu gosto do desafio de descobrir muitos temas diferentes”. Sereno sustenta que a curiosidade natural é uma habilidade de comunicação poderosa. “Se você conhece muitas coisas sobre muitos tópicos, então você pode envolver muitas pessoas diferentes de maneiras que sejam significativas e interessantes para elas”, explica.

Seja direto

Sereno acredita que é sempre melhor falar o quanto antes e estar preparado para chegar direto ao ponto. “Se você vir um problema, crie-o. Se você quiser fazer uma pergunta, pergunte. Isso economiza tempo e mostra que você valoriza o tempo e a energia dos outros.”

Embora Sereno admita que sua herança brasileira é uma vantagem – “os brasileiros comunicam-se naturalmente de forma espontânea, simples e verdadeira” – ele está ansioso para os empresários entenderem que  qualquer um  pode aprender a ser mais eficaz na maneira como eles se conectam e transmitem a mensagem.

José Robson Sereno é um treinador executivo, pesquisador, professor universitário e facilitador certificado de  Joy of Business  e  Access Consciousness . Possui MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e Faculdade Paulista de Educação Superior (FAPPES) e é treinado em Terapia Gestalt e Meta-Coaching (Neuro-Sematics). Sereno é pesquisador em reprodução de animais e um conselheiro de mestrado e doutorado em ciência animal. Ele guiou mais de 70 profissionais nesta área e publicou mais de 100 artigos científicos.

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