fbpx
É realmente complicado conviver com uma pessoa que reclama de tudo, mas há formas - que nem sempre lembramos - de não ser atingido por essa negatividade

Aprenda a não se “contaminar” por quem reclama de tudo

“Não está legal isso”, “Eu detesto ir nesse lugar!”, “Não quero esse”. É realmente complicado conviver com uma pessoa que reclama de tudo, mas há formas – que nem sempre lembramos – de não ser atingido por essa negatividade. Preparei esse post para despertar em você um pensamento lógico, mas que fica apagado, de como não receber o peso da reclamação do outro e aprender a não se contaminar com quem age dessa forma.

Primeiro, entenda que nem todo mundo tem em si a leveza de compreender os fatos e aceitar a realidade, muito menos de saber que as escolhas estão aí, livres, para nos guiar a qualquer hora e para onde quisermos ir. Contribuir para fazer com que as pessoais saibam que isso é possível não é uma tarefa simples, mas só o fato de você emanar palavras positivas, sugerir boas opções e demonstrar felicidade e leveza já é um grande passo. Até porque todo sentimento, seja ele bom ou não, contagia.

Em segundo lugar, eu queria lembrar que, quem reclama de tudo, escolheu ser assim, você não.

Então, ficar do lado dessa pessoa o tempo inteiro, fazendo aquilo que ela imagina ser melhor para ela, deixar que se abra uma sensação ruim dentro de você e, às vezes até de culpa diante de tantas reclamações, é se inserir num papel de refém.  Afinal, ela só sofre, só reclama e isso contribui para que você não enxergue mais possibilidades de escolha. Você está enganado.

Você tem o poder de escolher sair ou continuar com as reclamações

Há muitas (por que não dizer: infinitas) possibilidades de escolha e, a depender do quanto você é atingido por esse fluxo interminável de reclamações, uma dessas escolhas pode ser simplesmente sair delas. É uma questão de você sair desse lugar, se colocar em outro lugar, fazer algo diferente. É dizer a si mesmo: – Sai fora, isso não te leva a nada, muito pelo contrário!

Quando nós ficamos com essas pessoas por muito tempo acabamos nos tornando chatos e limitados igualmente. Aí passamos a reclamar da mesma situação ou da mesma forma daqueles que desejávamos tempos atrás melhorar a vida.  Isso acontece por muitas vezes de forma natural, quando percebemos já estamos ali, naquele ritmo de quem reclama de tudo.

O que você deseja? Melhorar a sua vida ou se tornar igual a eles? Você se imagina vivendo nessa nessa escassez, nessa vitimização? Brigando e discutindo, vivendo naquela concorrência de quem mais reclama de tudo para ver quem sofre mais? Acredite, isso não vai te levar a absolutamente lugar nenhum. Está na hora de parar com essa loucura. Lembre-se que tudo na vida são escolhas e a cada milésimo de segundo você pode escolher diferente. Então, se essas pessoas não te trazem nada porque você as alimenta? Escolha diferente. É possível!

11 comentários em “Aprenda a não se “contaminar” por quem reclama de tudo”

  1. Natividade Garcia Vieira

    Olá Sereno!
    Texto excelente e oportuno.
    É bem frequente encontrar pessoas com o traço da reclamação contínua.
    E como pesa diante de nós este estado de ser do outro.Por muitas vezes temos a chance de dizer-lhes que quanto mais reclamação, mais sentimento de escassez e mais no fundo do poço vai se sentindo.Tudo é pouco.
    O antídoto a isso é olhar para a vida e perceber todos os presentes que nos são oferecidos todos dias.A postura de gratidão traz a boa fortuna.Eu escolho a abundância, a fartura.
    Grata pelo texto!

  2. LIGIA GARCIA DINIZ

    olá Sereno se entendi o texto, temos que nos distanciar de pessoas que reclamam de tudo que as cercam..um água que escorre pela rua..o garçon que demora pra isto e pra aquilo outro; o coletivo que está atrasando há dois minutos…o suco que veio com pouco gelo…eu escolho me afastar destas pessoas..seu sentimento de perfeição é desgastante..sua intolerância diante da imperfeição do outro é .irritante..não me deixo contaminar e abandono qualquer aproximação..vale a pena esta atitude..a vida fica mais leve..mais..Sereno…ela que procure seus iguais..e se resolvam entre elas…

    1. Olá, Ligia! Cada um escolhe o que quer, o que busca para si. Sua forma de escolher é essa. Viver do jeito que queremos é a melhor recompensa que podemos dar a nós mesmos.

      1. Então essa possibilidade escolher que temos inclui continuar ao lado, mas “escolher” como reagir às reclamações? Posso escolher não julgar esse outro e apenas continuar sendo eu mesma após avaliar se a reclamação dele tem razão de ser? Não deixar entrar em mim o descontentamento do outro?

  3. Olá Sereno, gratidão pelo texto.
    Belo exemplo de contaminação. Eu escolho não me contaminar por pessoas que so reclamam e jogam culpa nos outros ao invés de olhar para si a procurar melhorar.

  4. Angela Cristina Schmidt

    Olá Sereno !!! Sei o quanto é importante não nos permitir absorve esta energia negativa as quais por diversas situaçãoes as pessoas criam dentro de si mesmas tenho um caso em minha família onde este meu familiar acabou criando um mundo de mentiras o qual ele mesmo acredita nas fantasias em que acredita quando questionado fica exaltado reclama de tudo e de todos fica mormurando o dia todo e até mesmo espraguejando em questão de segundos ele suga a energia das pessoas ao seu redor neste caso é uma luta para não se permitir entra nesta sintonia a qual ele se encontra e em não permitir que as pessoas as quais estão no mesmo ambiente sejam afetadas também , porém de outro lado chega ser um apreendizado para me conectar a mim mesma num nivel mais profundo em busca da paz e da alegria e é isso o que estou buscando afinal de contas ” tudo na vida vem a mim com facilidade alegria e glória ” .

  5. Gostei do texto e concordo. Mas como lidar por exemplo com uma idosa de 85 anos q só reclama da situação q vive só diz cuidas negativas? Não te. Como me afastar eu quem cuido dela e não mais ninguem q faça isso.

  6. … Excelente texto e comentários!

    O pior é quando chega a tal ponto que passamos de vítimas para culpados, quem reclama de tudo quer se desfazer de algo ruim e isso acaba sendo encrostado em nosso subconsciente, “eles” reclamões acabam por nos induzir ao erro e não perdem a chance de nos lembrar que a culpa é nossa, infelizmente a pessoa que lamenta de tudo acha que é perfeito e que sempre têm razão e você sempre está errado.

  7. Reginaldo Alves dos Santos

    Olá Sereno muito obrigado pelo texto, mas como fazer quando a pessoa que reclama é a esposa? Pois se me afasto a pessoa fica pior, mas também não posso deixar sugar toda minha energia , abraço!!!

  8. Bom dia, Sereno
    Gostei de seu texto, mas muitas vezes a solução de nos afastarmos de que reclama o tempo todo não é tão simples assim. A exemplo disso é estar casada com alguém assim, onde a solução para se afastar seria o divórcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *