fbpx
Autoconhecimento: conheça os benefícios da autoestima elevada

Autoconhecimento: conheça os benefícios da autoestima elevada

A autoestima elevada representa muito mais do que apenas otimismo em relação à beleza ou à vivência dos dias. Ela é importante para saber se respeitar, entender a sua capacidade, melhorar a qualidade de vida… São inúmeras vantagens.

Ao pensar em autoestima e autoconhecimento é essencial lembrar que os pensamentos e as emoções também podem afetar a saúde. Um grande exemplo é que quando uma pessoa se sente mal consigo, perde o interesse de se cuidar, o que muitas vezes, tem influência negativa na saúde.

Então, para saber como está a sua autoestima, faça uma autoavaliação: você se respeita? Valoriza a pessoa que você é? Está comprando o ponto de vista dos outros? Está seguindo a sua consciência? Neste conteúdo você encontrará várias possibilidades de turbinar a sua autoestima.  

É possível desenvolver a autoestima?


A resposta é: CLARO!

Como todos os bloqueios que temos na vida, a autoestima também pode ser trabalhada e equilibrada a qualquer momento.

Os condicionamentos que adquirimos com o passar dos anos, muitas vezes nos impedem de reconhecer a pessoa que realmente somos. Quando isso acontece, fica muito difícil olhar no espelho e ver beleza ou olhar um trabalho realizado e acreditar que está bem feito.

Barras de Access

As Barras agem exatamente . Elas te mostram o quão você é capaz e o quanto é importante a expansão da consciência para uma vida plena de desafios e conquistas. Essa ferramenta te proporcionará novos insights e isso te trará infinitas possibilidades.


Além disso, é importante saber reconhecer o que está certo com a sua autoestima e o que é necessário ajustar ou desenvolver. Um dos nossos equívocos é SEMPRE buscar o errado em nós. E se não existisse nada errado conosco? E se tudo fosse apenas um interessante ponto de vista? Lembra que não existe certo nem errado apenas escolhas? Você pode escolher autoestima baixa, mediana ou alta. Qual delas você escolhe para hoje? Nada é permanente e poderemos variar a nossa autoestima conforme o dia, ocasião, fatos, etc.

Depois de entender o que está correto e o que tem impedido a sua vida como um todo, fica mais fácil escolher o que deseja.

Mas lembre-se: você não pode voltar no tempo e modificar algo que ficou marcado na sua vida e que pode ter influência negativa na forma como você se vê, mas pode aprender a lidar com esses fatos e se reconhecer como o ser infinito que você é. Se não estiver satisfeito com as escolhas passadas faça novas escolhas. Não espere simplesmente escolha! Quer ressignificar seu passado? O que te impede? Apego? Larga mão e cria algo novo!

Atividades

Além de correr as Barras, outras atividades podem facilitar a sua autoestima:

  • Dê um basta no perfeccionismo;
  • Liberte-se da aprovação dos outros;
  • Pratique atividades físicas. Ficar bem com o corpo e com a saúde é uma grande maneira de elevar a autoestima.
  • Pequenas meditações diárias.

 

O que acontece quando não temos autoestima?

Você já se pegou pensando em o quanto não está bom em alguma atividade ou satisfeito com isso ou aquilo em você? Isso é julgamento! E se fosse mais gentil com você e parasse o autojulgamento? Isso melhoraria em muito a sua autoestima.

E se você se perguntasse o que está certo comigo que ainda não percebi? na maioria das vezes estamos acostumados em buscar os nossos erros e não os nossos acertos. Nascemos para ser felizes e se não estamos alcançando essa felicidade os julgamentos são os nossos maiores empecilhos. Quando nos sentimos inteiros o que os outros pensam a nosso respeito é apenas um interessante ponto de vista. “Cada um sabe a delícia de ser o que é já dizia Caetano Veloso”.

Se não está com boa autoestima, até as atividades mais simples podem afetar a maneira como você lida com os problemas, as pessoas e a vida como um todo. As vezes ficamos azedos. Para que esta escolhendo esse azedume? Podes ser muito mais se escolheres diferente!

Quando não existe autoestima, é comum atitudes como:

  • Preocupação excessiva com a opinião alheia. A vontade de agradar os outros é maior do que a vontade de se sentir bem;
  • Dificuldade em lidar com os erros;
  • Dificuldade em manter um diálogo;
  • Maior propensão a doenças como obesidade, ansiedade, depressão, alcoolismo, entre outros.

 

Quais são os benefícios da autoestima elevada?

A autoestima é uma forma de ampliar a confiança e, consequentemente, estimular a motivação pessoal.

Quando ela está elevada é possível ver benefícios para a vida como:

  • Facilidade em assumir a responsabilidade sobre as ações. Quando você mantém a sua autoestima elevada consegue entender o que é responsabilidade sua e o que você pode fazer para mudar atos e situações;
  • Satisfação pessoal;
  • Paz interior;
  • Motivação para realizar as atividades diárias;
  • Facilidade para lidar com as relações. O autoconhecimento é indispensável para saber lidar com outras pessoas;
  • Desenvolvimento de novas habilidades.

 

Além de todas essas informações citadas, a gratidão também é uma maneira de elevar a autoestima, já que quando você é grato, consegue lidar com as situações de outra forma.

Baixe o e-book e descubra como é ter uma vida com gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *